quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Bairros Sociais

Arrentela – É um bairro social que tem la dentro outros como por exemplo: Chakas É um bairro social que a câmara municipal do Seixal mandou renovar, devido às más condições de vida a que os moradores estavam sujeitos. Foi feito um campo de futebol para as crianças poderem passar mais tempos úteis em algo benéfico para elas do que passarem os seus tempos em marginalidades, um incentivo para que elas possam sair das ruas e outras não caírem na tentação de lá parar. Dentro da arrentela temos duas associações, a associação mais conhecida é o “Khapaz”, devidas as diversas actividades lúdicas lá existentes. O café mais frequentado esta na rua da “ Boa Hora”, a frente do campo do Arrentela. Os rapazes arrentelenses tambem estão envolvidos entre as rivalidades entre bairros. Existe um grupo de adolescentes KBS que provoca alguns problemas, roubando, magoando e etc.
Carcavelos - No areal de Carcavelos, param jovens de guetos problemáticos. Vêm de Chelas, Brandoa, Cacém, com a violência a fervilhar no sangue. Nem todos assaltam banhistas ou pertencem a gangs perigosos. Muitos nem sequer estiveram envolvidos no ‘arrastão’ de 10 de Junho. Mas o mal está latente à beira-mar. Contudo nestes bairros sociais têm pessoas honestas e trabalhadoras que já não suportam a criminalidade de Carcavelos.  
Cocena - Bairro conhecido por se situar em paio pires, mais para os lados do casal do Marco ou para quem quer ir para Coina. A maioria dos moradores são de etnia cigana e africana, o que provoca alguns conflitos entre raças. Os moradores provem do bairro da Jamaica devido as demolições ocorrentes em anos anteriores, estes foram realojados devido a morarem na Jamaica desde 1997.
 Jamaica - Situa-se dentro da margem sul. É um bairro completamente degradado, pois os prédios estão inacabados. A Jamaica difundiu-se nos anos 80, devido á falência de uma construtora civil, estes edifícios ficaram á mercê de quem os habita-se de forma ilegal. Desde ai começaram os problemas que ainda não se vê fim, mas já existe um projecto para a construção de novas habitações no lugar do bairro da Jamaica, mas como se pode constar essas ideias não têm tido sucesso, devido ao direito de geração em geração. Já foram feitas diversas intervenções, para a demolição das casas, e estiveram presentes centenas de agentes. Começaram por demolir os bairros sociais la existentes. O Estado realojou moradores no recente bairro da Cucena, depois da demolição das casas.
Monte da Caparica - Situa-se no Pragal. Existe uma grande circulação de droga. Tem outros bairros la dentro. Os moradores têm descendências cabo-verdianas. É um bairro com diversos conflitos.
 Quinta da Princesa - A Quinta da Princesa situa-se no concelho do Seixal. É uma quinta senhorial com palácio, construída no tempo da monarquia, como local de lazer da família real portuguesa. Actualmente é considerado um bairro social. A maioria dos residentes do bairro é de origem africana, maioritariamente cabo-verdianos. O bairro é composto por vinte e um prédios, três cafés, e etc.
 Vale da Amoreira - É uma freguesia portuguesa do concelho de Moita, com 12358 habitantes (2001). A freguesia de Vale da Amoreira é bastante multicultural por ter recebido grande parte dos retornados na década de 1970. O Vale da amoreira é um bairro com as suas vantagens assim como as suas desvantagens.
        

Sem comentários:

Enviar um comentário