quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Opções para resolver os problemas aos olhos dos jovens do "BAIRRO"
Cantar , para poder expressar a raiva que sentem ao ter de lidar com a pobreza que vivem em casa. Uma maneira de esqueçer que no dia seguinte não teem dinheiro para comer na escola.
A revolta é algo que permanece nestes adolescentes levando-os a atitudes incorrectas e ás menos certas .
Muitas vezes aqueles que cantam conseguem fugir do "mundo dos erros", tendem a relatar acontecimentos com eles, em casa ou com os amigos . Tal como este cantor " Malabá", não mora num bairro social mas viu a pobreza de perto e andava com rapazes delinquentes problemáticos moradores em bairros sociais .
É uma luta constante e dor sem sangue , impossivel ignorar mas tambem não sabem como lidar com os problemas.
Nesta música Malabá fala da alegria que sentiu quando viu o seu amigo, que foi apanhado pela PSP a roubar e causar danos no bairro da Jamaica. Este indivíduo iria para fora brevemente mas devido ao seu comportamento nos dias de hoje ainda está preso. Mas agora preso em casa, pois tem pulseira electrónica.
Como a sociedade enfrenta os bairros sociais?
Em relação à situação da sociedade enfrentar os bairros é uma forma de “respeito”, e de alguma forma a diferença social nota-se socialmente.
Existem pessoas com preconceitos bastante acentuados devido à população que reside em bairros sociais, porque algumas pessoas pensam que a falta de higiene e de condições é predominante nos bairros sociais.
Portugal ainda é um país com bastante descriminação mas no entanto é dos países com mais concentração de diversidade cultural.
Ao longo do tempo, o racismo está a diminuir e a solidariedade está a aumentar sendo os direitos e deveres iguais para todos.
Devido a várias experiencias e pesquisas constatamos que o racismo começa em casa, dependente da atitude dos pais.
Nos bairros sociais muitas vezes os pais, avós, tios e/ou responsáveis por menores, são trabalhadores humildes que acordam bastante cedo para sustentar a sua família, tendo de deixar os seus filhos em casa sozinhos, ou na escola onde pensam que aí serão respeitados mas muitas vezes são desprezados e menosprezados pelos colegas e assim se forma aqueles que a sociedade considera “jovens delinquentes”.
Higiene e segurança
Em alguns bairros sociais, em determinadas áreas a situação higiénica demonstra ser precária em certos aspectos: ratos, valas, poças de lama, falta de alcatrão, relevo não nivelado, entre outros.

Apesar das drogas que circulam nos bairros, e mesmo com armas algumas pessoas sentem-se mais seguras dentro do “seu” bairro, do que entre as pessoas “normais”; o resto da sociedade.
Rivalidade entre Bairros Sociais
Quinta da Princesa Jamaica
Vídeos que demonstram a violência entre bairros:
Músicas que relatam a violência vivida nos bairros:
http://www.youtube.com/watch?v=Zv0eH2cvhowBairros Sociais
Arrentela – É um bairro social que tem la dentro outros como por exemplo: Chakas É um bairro social que a câmara municipal do Seixal mandou renovar, devido às más condições de vida a que os moradores estavam sujeitos. Foi feito um campo de futebol para as crianças poderem passar mais tempos úteis em algo benéfico para elas do que passarem os seus tempos em marginalidades, um incentivo para que elas possam sair das ruas e outras não caírem na tentação de lá parar. Dentro da arrentela temos duas associações, a associação mais conhecida é o “Khapaz”, devidas as diversas actividades lúdicas lá existentes. O café mais frequentado esta na rua da “ Boa Hora”, a frente do campo do Arrentela. Os rapazes arrentelenses tambem estão envolvidos entre as rivalidades entre bairros. Existe um grupo de adolescentes KBS que provoca alguns problemas, roubando, magoando e etc.
Carcavelos - No areal de Carcavelos, param jovens de guetos problemáticos. Vêm de Chelas, Brandoa, Cacém, com a violência a fervilhar no sangue. Nem todos assaltam banhistas ou pertencem a gangs perigosos. Muitos nem sequer estiveram envolvidos no ‘arrastão’ de 10 de Junho. Mas o mal está latente à beira-mar. Contudo nestes bairros sociais têm pessoas honestas e trabalhadoras que já não suportam a criminalidade de Carcavelos.
Cocena - Bairro conhecido por se situar em paio pires, mais para os lados do casal do Marco ou para quem quer ir para Coina. A maioria dos moradores são de etnia cigana e africana, o que provoca alguns conflitos entre raças. Os moradores provem do bairro da Jamaica devido as demolições ocorrentes em anos anteriores, estes foram realojados devido a morarem na Jamaica desde 1997.
Jamaica - Situa-se dentro da margem sul. É um bairro completamente degradado, pois os prédios estão inacabados. A Jamaica difundiu-se nos anos 80, devido á falência de uma construtora civil, estes edifícios ficaram á mercê de quem os habita-se de forma ilegal. Desde ai começaram os problemas que ainda não se vê fim, mas já existe um projecto para a construção de novas habitações no lugar do bairro da Jamaica, mas como se pode constar essas ideias não têm tido sucesso, devido ao direito de geração em geração. Já foram feitas diversas intervenções, para a demolição das casas, e estiveram presentes centenas de agentes. Começaram por demolir os bairros sociais la existentes. O Estado realojou moradores no recente bairro da Cucena, depois da demolição das casas.
Monte da Caparica - Situa-se no Pragal. Existe uma grande circulação de droga. Tem outros bairros la dentro. Os moradores têm descendências cabo-verdianas. É um bairro com diversos conflitos.
Quinta da Princesa - A Quinta da Princesa situa-se no concelho do Seixal. É uma quinta senhorial com palácio, construída no tempo da monarquia, como local de lazer da família real portuguesa. Actualmente é considerado um bairro social. A maioria dos residentes do bairro é de origem africana, maioritariamente cabo-verdianos. O bairro é composto por vinte e um prédios, três cafés, e etc.
Vale da Amoreira - É uma freguesia portuguesa do concelho de Moita, com 12358 habitantes (2001). A freguesia de Vale da Amoreira é bastante multicultural por ter recebido grande parte dos retornados na década de 1970. O Vale da amoreira é um bairro com as suas vantagens assim como as suas desvantagens.
Diferenças entre bairro de lata e clandestino
•Bairro clandestino
•construídos ilegalmente na periferia das grandes cidades.
•surgiram após 1979, em terrenos sem projectos de urbanização.
•Bairro de lata
•ocupação ilegal do solo em perímetros urbanos ou suburbanos.
•zonas abandonadas pelos proprietários ou munícipes.
Como são constituídos os bairros sociais?
Em Portugal, praticamente todas as autarquias têm apostado na erradicação deste tipo de habitação, construindo bairros de habitação social para realojamento, com a preocupação de garantir uma habitação digna e a integração social destas populações.
Actualmente, existem a preocupação de garantir uma certa qualidade da habitação e do ambiente destes bairros, de modo a promover socialmente os seus habitantes. Para isso, incluem-se nestes novos bairros serviços de assistência social e de segurança, normalmente com a presença de uma esquadra de polícia, além de infantários e ateliês de ocupação de tempos livres para os mais jovens.
Como surgem os bairros sociais?
Bairro é uma comunidade ou região dentro de uma cidade ou município, sendo a unidade mínima de urbanização e existente na maioria das cidades do mundo. Na maioria das vezes são prédios em determinadas zonas em construção mas sem finalização que as pessoas desfavorecidas aproveitam para fazer das habitações um lar.
O que é um bairro social?
Nas cidades de Lisboa e Porto e as suas preferias, devido à atracção provocada pela grande cidade, existem Bairros de habitação precária, habitualmente designados por Bairros de lata.
Um bairro é constituído por um conjunto de habitações, geralmente feitas de material recuperado, nas quais vivem populações excluídas ou mal integradas na sociedade. Resulta de uma ocupação ilegal do solo em perímetros urbanos ou suburbanos, considerados como inúteis ou perigosos ou, de uma forma geral, em zonas abandonadas pelos proprietários ou pelos municípios.
Em Portugal, tanto na AML como na AMP, existem problemas comuns que dão origem a situações de exclusão social:
·
· Os idosos reformados (envelhecimento da população);
· Os desempregados de longa duração (inadaptados face às novas tecnologias);
· Os trabalhadores precários ou da economia informal;
· Os jovens com baixas qualificações à procura do primeiro emprego;
· As famílias desestruturadas.
Os bairros de habitação precária não possuem água canalizada nem estão ligados à rede de esgotos, e a electricidade é conseguida através de ligações ilegais e perigosas. São habitados por uma população de escassos recursos, muitas vezes imigrantes. São áreas propícias ao aparecimento de problemas de exclusão social relacionados com actividades ilícitas, com droga e prostituição.
Introdução
Vamos abordar o seguinte tema: “Bairros Sociais”.
Este trabalho tem como objectivo alertar as pessoas de como um bairro social ou de lata também pode ser um bairro normal.
Tem crianças, homens e mulheres, o problema é que por vezes são esquecidos menosprezados e discriminados pela sociedade em si.
Iremos também falar de aspectos positivos e negativos acerca deste tema, assim como a perspectiva de vida de cada um.
Subscrever:
Mensagens (Atom)